– Suzy Colaço

  • Erro médico x Erro do médico: Tem o mesmo significado?

Não! Erro médico não é a mesma coisa de erro do médico.

Erro médico tem o sentido mais abrangente, envolvendo todo e qualquer agente da área da saúde. Isto é, dentistas, anestesistas, enfermeiros, veterinários e até hospitais e clínicas podem responder por erro médico.

Já o erro do médico é a falha cometida pelo próprio médico. Aqui, só quem pode cometer um erro do médico – obviamente –é o próprio profissional da saúde autorizado para exercer especificamente a medicina.

Entenda, portanto, que um paciente pode suportar danos em decorrência tanto de erro do médico – como uma cicatriz causada culposamente por um médico após uma cirurgia mal sucedida –, quanto de um erro médico – como uma morte causada pela falta de manutenção de equipamentos hospitalares ou por uma aplicação errada de medicamentos por parte de um profissional da enfermagem.

  • Ação de reparação de danos por erro médico ou erro do médico: quais os direitos da vítima?

Em caso de erro médico ou erro do médico, é possível surgir, basicamente, três tipos de danos: danos materiais, danos morais e danos estéticos.

1- Os danos materiais são os danos ao patrimônio e possíveis de serem mensurados –pecuniariamente. Subdividem-se em emergentes– que se manifestam em decorrência direta de um prejuízo econômico sofrido – e lucros cessantes – sendo estes os que, em razão do fato, a vítima deixou de auferir.

2- Já os danos morais são os que ofendem os direitos da personalidade, inerentes à pessoa humana, como a vida, a integridade física, a honra, o nome, à saúde psicológica etc. Não são mensuráveis em pecúnia, mas, se violados, devem ensejar uma compensação financeira.

3- Os danos estéticos, por sua vez, são os danos à imagem física da pessoa, como cicatrizes e deformações.

Diante de um erro médico ou de um erro do médico que ofenda um dessas espécies de danos ou, ainda, as três concomitantemente, o paciente poderá pedir reparação, considerando, inclusive o caráter punitivo e pedagógico do agente, a fim de que o fato não se repita com outras pessoas.

Procedimentos na área de saúde são sérios e devem ser realizados com a mais extrema competência. Em caso de falha no serviço, exija a indenização.

ENTRE EM CONTATO PARA AVALIARMOS O SEU CASO. OFERECEMOS A MELHOR SOLUÇÃO PARA QUE VOCÊ RECEBA O QUE É DEVIDO E TENHA A REPARAÇÃO DE QUALQUER PREJUÍZO.

Outros Artigos

Como Funciona a lei do superendividamento

Como Funciona a lei do superendividamento

- Suzy ColaçoPalavra chave: lei do superendividamento O Senado brasileiro aprovou no último dia 02 de julho de 2021, um Projeto de Lei que cria a Lei do Superendividamento Crítico. Após 10 anos de muita discussão, o texto foi finalmente levado a plenário e teve sua...

Restabelecimento de guarda unilateral

Restabelecimento de guarda unilateral

- Suzy ColaçoPalavra chave: guarda unilateral Quando um casal, casado ou não, se separa e tem dependentes menores de idade, surge a questão da residência dos filhos. É fixado de comum acordo pelos pais ou pelo Juiz de Família, qual o destino mais adequado para o...

O que é cobrança abusiva?

O que é cobrança abusiva?

- Suzy ColaçoA cobrança abusiva é aquela que traz uma situação vexatória, exaustiva e entre outras, ao consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências o CDC que: Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a...

PRODUTO COM DEFEITO

PRODUTO COM DEFEITO

- Suzy Colaço  Qual é o prazo para troca de produto com defeitos? De acordo com o Código do consumidor em seu art. 18, §1º é de 30 dias. O consumidor pode exigir também: I- a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II- a...

Recebeu um produto sem solicitar?

Recebeu um produto sem solicitar?

- Suzy ColaçoO recebimento de um produto ou um determinado serviço sem solicitação anterior geralmente decorre de uma estratégia de empresas querendo divulgar produtos serviços. E exatamente porque a iniciativa parte dessas empresas, o cliente não é obrigado a pagar...