– Suzy Colaço

Os estabelecimentos costumam a cobrar uma multa ao consumidor quando estes perdem a comanda. O que muitos não sabem é que é ilegal essa multa e pode gerar indenização por danos materiais e caso haja constrangimento para com o cliente, pode gerar também danos morais.

Caso isto aconteça, peça que o restaurante lhe dê uma nota fiscal detalhada (ou seja, especificando que tal valor se refere a esta multa), caso ele negue, ligue para o PROCON. O comerciante é o único responsável pelo controle do consumo dos seus clientes e não pode transferir essa obrigação a estes em caso da perda da comanda.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO, SERÁ UM PRAZER AJUDAR!

 

 

Outros Artigos

Como Funciona a lei do superendividamento

Como Funciona a lei do superendividamento

- Suzy ColaçoPalavra chave: lei do superendividamento O Senado brasileiro aprovou no último dia 02 de julho de 2021, um Projeto de Lei que cria a Lei do Superendividamento Crítico. Após 10 anos de muita discussão, o texto foi finalmente levado a plenário e teve sua...

Restabelecimento de guarda unilateral

Restabelecimento de guarda unilateral

- Suzy ColaçoPalavra chave: guarda unilateral Quando um casal, casado ou não, se separa e tem dependentes menores de idade, surge a questão da residência dos filhos. É fixado de comum acordo pelos pais ou pelo Juiz de Família, qual o destino mais adequado para o...

O que é cobrança abusiva?

O que é cobrança abusiva?

- Suzy ColaçoA cobrança abusiva é aquela que traz uma situação vexatória, exaustiva e entre outras, ao consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências o CDC que: Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a...

PRODUTO COM DEFEITO

PRODUTO COM DEFEITO

- Suzy Colaço  Qual é o prazo para troca de produto com defeitos? De acordo com o Código do consumidor em seu art. 18, §1º é de 30 dias. O consumidor pode exigir também: I- a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II- a...

Recebeu um produto sem solicitar?

Recebeu um produto sem solicitar?

- Suzy ColaçoO recebimento de um produto ou um determinado serviço sem solicitação anterior geralmente decorre de uma estratégia de empresas querendo divulgar produtos serviços. E exatamente porque a iniciativa parte dessas empresas, o cliente não é obrigado a pagar...