– Suzy Colaço

A cobrança abusiva é aquela que traz uma situação vexatória, exaustiva e entre outras, ao consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências o CDC que:

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

 

Nesse sentido, nossos Tribunais reiteradamente vêm se pronunciando a esse respeito:

DANO MORAL – Reparação que independe da existência de seqüelas somáticas – Inteligência do artigo 5º, V, da CF e da Súmula 37 do STJ – 1ºTACivSP – EI nº 522.690/8-1 – 2º Gr Cs – Rel. Juiz Octaviano Santos Lobo – J. 23.06.94).

O STF tem proclamado que:

“a indenização, a título de dano moral, não exige comprovação de prejuízo” (RT 614/236), por ser este uma consequência irrecusável do fato e um “direito subjetivo da pessoa ofendida” (RT 124/299).

As decisões partem do princípio de que a prova do dano moral está no próprio fato, o consumidor tem o direito de resposta ao agravo sofrido, além de indenização, nos termos do artigos 5º, V, da Constituição e artigo 6º, VI do CDC.

 

 

 

 

 

Outros Artigos

Direitos que o consumidor tem e não sabe:

Direitos que o consumidor tem e não sabe:

- Suzy Colaço Garantia contra defeitos ocultos: Apesar do código de defesa do consumidor (CDC) prever prazos para reclamações, eles só se aplicam a defeitos que forem aparentes ou de fácil constatação. Para outros casos – o chamado vício oculto – a referência é a data...

Erro médico: descubra como lidar.

Erro médico: descubra como lidar.

- Suzy Colaço Erro médico x Erro do médico: Tem o mesmo significado? Não! Erro médico não é a mesma coisa de erro do médico. Erro médico tem o sentido mais abrangente, envolvendo todo e qualquer agente da área da saúde. Isto é, dentistas, anestesistas, enfermeiros,...

MEU CARTÃO foi CLONADO: O QUE FAZER?

MEU CARTÃO foi CLONADO: O QUE FAZER?

- Suzy ColaçoA primeira providência a ser tomada é ligar para a administradora do seu cartão e informar o acontecimento. É importante anotar o horário, nome do atendente e protocolo da ligação para guardar e ficar prevenido, caso haja algum problema no decorrer do...

CALÚNIA, INJÚRIA OU DIFAMAÇÃO?

CALÚNIA, INJÚRIA OU DIFAMAÇÃO?

- Suzy ColaçoA calúnia, a injúria e a difamação são subdivisões dos crimes contra a honra. A honra deve ser respeitada em seu aspecto social já que essa consiste em um dos atributos da dignidade da pessoa humana, visto que é definida pelas características que o ser...

DIVÓCIO DESCOMPLICADO

DIVÓCIO DESCOMPLICADO

- Suzy ColaçoQUATRO MOTIVOS PARA VOCÊ PREFERIR O DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL: Apesar de já parecer vantajoso, pode ser que você ainda não esteja convencido (a) de que deve optar por esta modalidade de divórcio. Então, preparamos uma lista com quatro motivos pelos quais...